Dica de livros

3 dicas de livros em português sobre gamificação

Dica de livros

Recebemos muitos contatos de pessoas interessadas e querendo ler sobre gamificação, seja para algum trabalho acadêmico, seja para entender melhor o assunto e levar para a empresa em que trabalham ou mesmo por pura curiosidade. E a dificuldade para achar livros em português sobre o assunto é grande…

Vou deixar aqui então 3 livros bem legais que vão ajudar bastante a galera! Quem tiver outras indicações deixa aí nos comentários! 😉


Homo Ludens

O princípio de tudo. O que é jogo afinal de contas e por que raios jogamos? Em Homo Ludens, Johan Huizinga discorre sobre a necessidade de jogarmos e coloca o jogo em um momento antes da consciência: precisamos jogar porque é natural para qualquer ser vivo. O jogo para Huizinga é um formador de cultura. Ele também introduz conceitos diversos como o círculo mágico que já falamos por aqui. Vale ter por perto.

 

A realidade em jogo

a realidade em jogo

A autora Jane McGonigal é uma game designer que passou por problemas sérios de saúde e viu nos games uma saída para melhorar fisicamente e psicologicamente. Neste livro que leva o nome do famoso TED sobre games que ela fez, Jane mostra como estamos engajados em resolver problemas que não são reais nos videogames e questiona se não podemos usar toda essa motivação para começarmos a consertar o mundo real. São muitos dados e cases para embasar a provocação. O livro acerta em cheio os gamers, mas é uma linguagem bem tranquila para qualquer leitor.

Gamification: como criar experiências de aprendizado engajadoras

gamificationFlora Alves é sócia da SG Consult, empresa parceira da Opusphere, e elaborou este livro especificamente para ajudar os profissionais de educação a entenderem o potencial da gamificação no aprendizado e nos treinamentos corporativos. O livro é bem didático, passando por todos os pontos e elementos importantes dos jogos e da gamificação, inclusive alertando casos em que ela não é indicada. Material de consulta bacana!

Bônus

Vince VaderVince Vader é mestre (doutorando) e dá aula no curso de Criação Digital da ESPM. Como todo bom gamer acadêmico, também escreve sobre jogos e já escreveu sobre o tema em 2 livros. No Ludificador, ele aborda sem exagero nenhum na erudição, teoria dos jogos e game design analisando alguns games, boardgames inclusive.

Em seu outro livro, o Doses Lúdicas, Vince faz uma compilação de artigos e posts que escreveu por aí sobre games, gamificação e mercado. Ideal para ler fora de ordem.  O mais legal? Tudo de graça. Escuta o papo que tivemos aqui e baixe tudo depois! =)

 

 

 

  • Gustavo Tondello

    O livro “Gamification, Inc.” da MJV também é muito útil.
    http://www.livrogamification.com.br/

  • carriço

    O livro da Flora Alves é a transcrição literal do curso oferecido na Coursera. #sad

    • Bruno Rocha

      Não tem nenhum ponto inovador?