85% da sua vida será gamificada em 2020

Sight
Fritando um ovo em “Sight”, curta de ficção. Assista ao filme no final do post!

 

De acordo com o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), 85% das tarefas diárias terão elementos de games até 2020. Ou seja, nossa vida será gamificada.

Gamificação já está permeando nossa sociedade. Empresas já usam as técnicas em recrutamento, na gestão de pessoas. Escolas estão usando cada vez mais na educação. Nós mesmos já usamos nosso celular há tempos para fazer checkins, ganhar nossos badges e nos tornar “prefeitos” dos lugares que frequentamos…

Segundo Richard Garriott, membro do IEEE, “nossos celulares serão uma central de todos os ‘games’ que jogaremos durante o dia, coletando todos os nossos dados e os usando para fazer a conexão com tudo.”

A saúde é outra área que também está usando cada vez mais a gamificação, na prevenção com apps de monitoramento e incentivo a hábitos saudáveis por exemplo. Conforme a tecnologia avança, o IEEE prevê que a gamificação estará cada vez mais presente nas empresas também. Tom Coughlin diz:

Em 2020, os pontos que você conseguir no trabalho irão ajudar a determinar o seu aumento de salário ou seu cargo na empresa.

 

Pode parecer meio assustador a princípio mas tanto a empresa quanto o funcionário só tem a ganhar. A empresa vai poder tomar suas decisões em dados e resultados medidos efetivamente, e os funcionários terão a chance de acompanhar o seu desempenho em tempo real. Parece até que estamos falando do Wannadoo

Então não é difícil entender porque esse pessoal diz que a gamificação vai continuar permeando nosso dia a dia. Jogos podem motivar equipes, dar sentido às tarefas rotineiras e ajudar a promover bons hábitos.

E vendo o crescente sucesso na educação e na saúde, dá pra dizer que isso é só o começo.

Agora assista ao excelente Sight que vislumbra a gamificação um pouco além de 2020…

via technology advice

    • Douglas Silva

      e eu então o.O

      Já pensou alguem rackeando teu cécebro!! Deuzulivre