Alexandre Olivieri na sede da Algar, em Uberlândia

Algar Tech implanta gamificação na gestão com mais de 300 associados

A Algar Tech é uma empresa que oferece soluções para processos de negócios e tem mais de 12 mil profissionais atuando em todo o Brasil. Com um perfil inovador é uma das empresas que mais cresce no Brasil na área de TI (segundo o IDC 2012) e uma das razões disso é a valorização das pessoas e muito investimento nelas. O resultado vimos na prática: dá para perceber de longe o clima bacana da empresa e, mais sutilmente, detalhes como trocar Recursos Humanos para Talentos Humanos por exemplo.

Alexandre (Opusphere), Juliana e Thiago (Algar Tech)
Alexandre (Opusphere), Juliana e Thiago (Algar Tech)

A empresa já procurava uma solução em gamificação para a gestão de pessoas, viu no Wannadoo uma oportunidade e nos escolheu como parceiros nessa empreitada. Com o apoio do Thiago e da Juliana (foto), responsáveis pelo programa Top Performance, e depois de mais de 2 meses de treinamento e consultoria com gerentes e coordenadores da área de call center da empresa, finalizamos a implantação para mais de 300 associados da Algar Tech nesta última semana.

Alexandre Olivieri na sede da Algar, em Uberlândia
Alexandre Olivieri na sede da Algar, em Uberlândia

A apresentação da ferramenta foi feita em duas sessões: uma na última quarta (19), na sede da empresa em Uberlândia para um público de mais de 200 pessoas e outra na quinta (20) aqui mesmo em Campinas com os associados da região.

Apresentamos a solução e mostramos como as pessoas vão poder construir agora sua reputação na empresa, incluindo aqueles pequenos gestos como ligar para a equipe no aniversário ou apagar os incêndios do dia a dia. Ações que às vezes ficam esquecidas quando olhamos para a carreira delas na empresa.

olivieri_algar_campinas
Implantação em Campinas

Um dos pontos de sucesso com as pessoas durante a implantação foram as tags que podem ser atribuídas umas às outras no sistema. A possibilidade dos próprios associados da Algar Tech criarem estas tags trouxe à tona qualidades como o “bola cheia” (quem recebe um elogio do cliente) e o “elegante” (o associado que se veste super bem). E outras tantas que sempre existiram no ambiente de trabalho e que agora são registradas de uma maneira fácil e divertida.

A implantação foi um sucesso e a receptividade super positiva, tanto que as pessoas começaram a se cadastrar ali mesmo pelo celular. Isto só reforça que em uma empresa como a Algar Tech, que já proporciona um ambiente agradável e descontraído para se trabalhar, a gamificação pode ser uma ótima potencializadora do engajamento de todo mundo. 😉