Aplicações de Gamification podem se tornar viciantes?

Há 4 dias atrás saiu um artigo muito interessante sobre Gamification na BBC. Recomendo a todos a leitura do mesmo, pois toca em diversos assuntos em pauta sobre o tema. Clique aqui para ver a matéria original!

Um ponto interessante, abordado mais no final do artigo diz respeito ao fato de uma aplicação de gamificação poder se tornar viciante, como alguns jogos por aí. É discutido o esquema de recompensas variável e o quanto isto pode ter efeitos em deixar a pessoa viciada naquilo: basicamente, se você não sabe quando será recompensado, fica exercendo aquele comportamento (jogar) até que a recompensa venha (pois você sabe que em algum momento virá).

Todos aqueles que pretendem implementar uma solução de gamificação devem, sem sombra de dúvidas, estudar toda esta teoria da psicologia relativa as recompensas. Aliás, recomendamos o livro de Garry Martin e Joseph Pear, Modificação de Comportamento, mais precisamente o Capítulo 6 – DESENVOLVENDO PERSISTÊNCIA COMPORTAMENTAL ATRAVÉS DO USO DE REFORÇAMENTO INTERMITENTE.

E você, o que acha de tudo isso? Ajude a fomentar o conceito de Gamification no Brasil!

 

  • Alexandre, gosto e me interesso pelo conceito. Também penso em formas de utilizá-lo para a democracia brasileira, principalmente aumentando a participação da sociedade na produção legislativa do país.

    Não conhecia, mas lerei o livro indicado por você. Obrigado.