As 10 coisas que as pessoas valorizam antes do salário

cover

Na gestão de pessoas é importante motivar os funcionários para reter os melhores talentos. E como motivá-los? Ao contrário do que diz a sabedoria popular, e como já conferimos na pesquisa da Cia de Talentos, as pessoas estão valorizando outras coisas antes do salário…

Geofrey James, do Inc.com, fez um post onde ele cita as 10 coisas que as pessoas mais valorizam antes do dinheiro, baseando-se em suas conversas. Dá só uma olhada:

1. Orgulho

Quando perguntadas onde trabalham as pessoas querem se vangloriar ao invés de se desculpar. Querem que os outros fiquem pelo menos um pouquinho impressionados com seu cargo, com sua empresa…

2. Tratamento justo

Funcionários odeiam favoritismo. Eles esperam benefícios e promoções da gestão para as pessoas que trabalham duro, não para um puxa saco.

3. Chefe respeitável

As pessoas querem respeito do gestor, claro, mas apenas se sentirem que devem respeitá-lo. Elas querem um gestor que seja um líder digno de sua lealdade.

4. Voz ativa

As pessoas odeiam quando sua gestão não tem tempo ou interesse em ouvir o que elas tem a dizer, mesmo que o chefe não acate suas sugestões. Melhor uma gestão que ouve do que uma gestão que não dá a mínima.

5. Vida pessoal

Para muitos chefes, especialmente os empreendedores, trabalhar é um modo de vida. Funcionários no entanto, geralmente pensam em amigos e família como sua “vida real”. Mesmo quando estão comprometidos com a empresa costumam não gostar muito quando o trabalho os afastam de sua vida pessoal.

6. Treinamento

As pessoas querem que o gestor as ajude quando (1) pedem por ajuda, ou (2) quando elas estão tão perdidas que tem medo de pedir essa ajuda. O que elas não querem é um chefe que fique na cola o tempo todo.

7. Ver babacas sendo despedidos

Em quase todo o lugar que tem uma ou duas dessas pessoas que tornam a vida miserável para todo mundo, os funcionários querem ver o chefe mandando esses panacas para a rua. Do contrário se sentem eles próprios fracos, idiotas ou o próprio babaca.

8. Menos estresse

As pessoas odeiam sentir que estão trabalhando de mais ou que tem pouco tempo para as tarefas. A gestão deve planejar cuidadosamente, antecipar problemas e definir objetivos claros. Assim nenhum estresse é gerado acidentalmente.

9. Um pouco de segurança

Ninguém quer um emprego vitalício, então é difícil se concentrar quando você sente que tem uma faca na garganta… As pessoas querem sentir que não estão jogando seu tempo fora quando estão dando o melhor de si.

10. Ganhar

Finalmente, não subestime o poder do trabalho em equipe, especialmente quando ele significa deixar os outros times comendo poeira. As pessoas não querem ser só jogadores, querem jogar no time vencedor.

 

Porque o salário não está na lista? Ninguém reclamou para Geofrey do salário em si, a não ser em algum contexto desta lista (“eles não me pagam o suficiente para lidar com este estresse”, por ex.).

Então gestor, guarde bem essa lista e cuide para que ela seja atendida. Seus funcionários trabalharão tranquilos e felizes, mesmo que você não consiga pagar um pouco mais a eles. =)

via Inc.com

  • Marcelo

    Achei que faltou o ambiente e infra estrutura na lista, ter um legal e favorável é bem legal, salas modernas, recepção bacana, cozinha disponível. Outra coisa importante é ter ferramentas disponíveis, principalmente um bom computador e internet de alta velocidade.

  • Marcelo

    Achei que faltou o ambiente e infra estrutura na lista, ter um legal e favorável é bem legal, salas modernas, recepção bacana, cozinha disponível. Outra coisa importante é ter ferramentas disponíveis, principalmente um bom computador e internet de alta velocidade.