Como motivar as crianças em suas tarefas? Desafio pode ser um caminho!

post

Gosto de observar as crianças e descobrir o que as motiva e as engaja, quase sempre pode funcionar com os adultos.

Quem tem filhos pequenos sabe o problema que é a fase da preparação para sair com eles, seja pra onde for. Aviso a eles que vamos sair? Melhor eu me aprontar primeiro e depois aviso? Arrumo a criançada e corro pra me aprontar? Qualquer opção só vai adiar o estouro da manada, nunca evitá-lo.

Uso meus pequenos de cobaia às vezes e agora minha última experiência com eles é desafiá-los contra o tempo. Sempre que precisamos sair coloco um cronômetro bem visual, daqueles onde um círculo vai se preenchendo (uma ampulheta deve funcionar bem também) e o desafio é ficarem prontos antes do tempo acabar. Então agora eles tem um objetivo bem claro: ficarem prontos para sair antes do círculo se encher e não simplesmente ficarem prontos porque eu estou mandando (onde está a diversão nisso?).

Jogar é intrínseco ao ser humano, vem antes da linguagem e da cultura como o Huizinga já sugeriu em seu Homo Ludens. A proposta de um desafio (e realizá-lo) dispara uma série de reações químicas em nosso organismo, desde a adrenalina na iminência do desafio até a dopamina quando ele é realizado. Isto gera uma sensação de bem estar e nos motiva a continuar buscando este ciclo, ou seja, a gamificação de uma tarefa rotineira e até obrigatória – quando bem adaptada ao público alvo – pode transformá-la em algo divertido e prazeiroso de ser realizado.

O bacana é que agora meus pequenos pedem para eu ligar o cronômetro quando percebem que estamos nos preparando para sair e este momento que era tenso, está ficando bem mais tranquilo em nossas saídas.

Para os pais curiosos que quiserem testar, estou usando o aplicativo Countdown. Vi somente para iOS, mas devem existir outras opções bem parecidas para Android.

O app funciona muito bem mas talvez fosse bacana ter este momento contando e fazendo parte de uma historinha maior – um resgate de uma princesa por exemplo – causando um pouco mais de imersão nos pequenos.

Quem sabe a Opusphere não faz uma versão? =)