De Bloco em Bloco

MinecraftEdu é um projeto que facilita a implementação e o uso de Minecraft como ferramenta educacional. Mas… o que é Minecraft?

Minecraft é um jogo completamente não linear de construção e exploração. Não há um objetivo principal a ser alcançado. Não há fases, nem chefões: o jogador pode fazer o que quiser nesse mundo virtual, seja construir uma casa, replicar uma escultura famosa, criar algo novo e emocionante (como um navio), ou simplesmente caçar monstros pelo cenário.

Navio Minecraft
Algo novo e emocionante, sem ironias.

Ok, mas e a tal ferramenta educacional? Ora, porque Minecraft tem tantas possibilidades e potencial, o professor pode escolher a forma como quer usá-lo, criando o seu próprio conteúdo nos planos de aula, criando puzzles ou tarefas a serem cumpridas em times ou individualmente. A ideia a partir disso é a de que, da mesma forma que o aluno tem a capacidade de ser criativo, o professor também o tem. Soluções criativas para problemas igualmente criativos.

O projeto MinecraftEdu foi criado justamente para facilitar aos professores a “manipulação” do Minecraft, substituindo as linhas de comando com um sistema de menu personalizado, por exemplo. Isso facilitaria a geração de um servidor próprio, o que tornaria mais rápidas a construção de objetos e a interação entre os times. Esse projeto customizado para as aulas dá um empurrãozinho nos professores adaptarem e/ou inventarem um conteúdo baseado na sua disciplina para que seus alunos possam usar e aprender. Além de oferecer a cópia com 50% de desconto!

E você, se fosse professor, usaria esse jogo com os seus alunos?

Ah, leia este artigo para saber como a ideia do uso do Minecraft nas salas veio à tona.

Ou veja este vídeo de uma demonstração de um dos criadores do projeto, Joel Levin, e o que primeiro idealizou essa façanha: