nikeplus

Estratégia de Gamificação da Nike

nikeplus

Já ouviu falar do aplicativo Nike+ Running? Mostrando como a gamificação pode se integrar no mundo real e focar completamente em uma marca, a Nike entrou na concorrência do mercado de gamificação.

A empresa transformou o fitness em um jogo, no qual os jogadores acompanham o seu progresso individual (e o de outros jogadores) em relação às metas estabelecidas e valendo um score. Para ganhar pontos basta correr. O aplicativo permite que o jogador salve seus dados de progresso de corridas, compartilhe, compare com os amigos e celebre realizações, sempre com o foco de motivar o círculo social do jogador a alcançar uma vida mais saudável.

O mais interessante é o que fez esse aplicativo funcionar tão bem: oferecer às pessoas algo que seria normalmente considerado desafiador ou difícil (correr, corrida, exercícios, preguiça, amanhã-eu-vou) com a motivação de um incentivo direto. Este tal “incentivo direto” é tanto social (interagir, mostrar e ver os feitos de amigos) quanto material, porque com o acúmulo de recompensas e troféus pelos desafios cumpridos você ainda pode trocar pontos por produtos da Nike em algumas cidades.

Mesmo que seus usuários busquem completar ou competir no aplicativo, esta estratégia vem dando certo ja há bastante tempo.

Usa o Nike Plus? Conta pra gente!