fbe

Fundação Bahiana de Engenharia utiliza jogos e gamificação com seus alunos

fbe

Em mais um passo rumo à inevitável gamificação da educação, a Opusphere e a equipe pedagógica do GPEI (Grupo de Projetos Especiais para Inovação Educacional), do qual fazem parte Prof. Dr. Sérgio Lorenzato  co-fundador do CEMPEM e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação Matemática e fundador do Laboratório de Ensino da Matemática na Unicamp – e a Profa. Ms. Marili Bassini, coordenados pelo Prof. Dr. Fernando Arantes e Miriam Oliveira, estiveram em Salvador à convite da FBE (Fundação Bahiana de Engenharia) para mostrar um pouco de como a gamificação e os jogos podem motivar e engajar os alunos no aprendizado.

Foram 3 dias intensos com professores e alunos onde vimos que não somos os únicos a acreditar nesta inovação: muitos professores da FBE já buscam novos caminhos para o engajamento e a interdisciplinaridade de temas buscando o engajamento de todos no ensino médio e fundamental por lá.

Norteada pela experiência da Prof. Marili Bassini que já utilizou games no ensino de história para seus alunos, nossa proposta foi levar Matemática e História de uma forma mais divertida, utilizando games e, principalmente, o Ludome como plataforma de validação e interação em tempo real entre professor e aluno.

O que presenciamos nestes poucos dias foi um engajamento muito além do esperado, onde alunos e professores totalmente conectados construíram o conhecimento juntos, com um aprendizado muito mais profundo e relevante para a formação destas crianças. Assista ao vídeo:

Esta experiência nos mostrou que a tecnologia não é resposta para tudo, que devemos sim fazer o uso das facilidades que ela proporciona sem jamais deixar de lado a interação entre professor e aluno. É a partir de provocações como esta que o conhecimento é construído com muito mais significado para o aprendizado.

E exatamente desta premissa é que nasce o Programa Ludome, uma nova proposta que vai levar a gamificação para a educação sem deixar de lado o principal agente desta revolução: o professor. A ideia deste programa é preparar temas interdisciplinares e capacitar os professores a apresentá-los de uma forma bem mais divertida para sua turma.

Quer participar desta inovação? Já utiliza esta linguagem com seus alunos? Acesse, cadastre-se e instale o Ludome, vamos conversar e ver como começar essa revolução na sua escola!