Gamificação ajuda pacientes que sofreram derrame

Depois do pai e dois tios sofrerem derrames, Hoyoung Ban decidiu desenvolver algo para ajudar as pessoas a recuperar o controle das mãos.

Rapael Smart Glove da Neofect, é uma luva que “abraça” a mão do paciente com sensores nos dedos e no pulso. Um aplicativo conecta tudo via Bluetooth e insere o paciente em jogos e atividades que fortalecem a musculatura

Muitos hospitais na Europa, Asia e nos Estados Unidos já usam a luva com seus pacientes. Na CES 2017, a Neofect está lançando a Rapael para pacientes fora das clínicas. Por U$99 por mês, as pessoas podem alugar a luva e o tablet com os aplicativos para se recuperarem em casa.
Depois de sofrer um derrame, a pessoa pode perder o controle de sua musculatura. Cerca de 795mil pessoas por ano nos EUA tem um derrame. Alguns pacientes podem sofrer paralisia total, a Rapael ajuda somente pacientes que ainda tem algum movimento nas mãos.

“Eu vi o processo de reabilitação e é muito doloroso para o paciente e para a família”, diz Ban. Ele começou a trabalhar neste projeto em 2010.

A luva leva os pacientes a movimentar as mãos jogando cartas, baseball… O aplicativo mede o progresso, o tempo e registra o sucesso para os médicos acompanharem a recuperação.

Veja o vídeo!

 

via CNN