Gamificação para ajudar a colocar comunidades remotas no mapa

aplicativo mapswipe

Durante uma crise humanitária é essencial para as ONG’s saber onde estão as pessoas e comunidades mais vulneráveis. E milhões de pessoas simplesmente não podem ser ajudadas porque não sabemos onde elas estão: são comunidades que não estão em nenhum mapa!

Quando os Médicos Sem Fronteiras respondem a grandes surtos de doenças com campanhas de vacinação em massa, as equipes se deslocam para cobrir áreas enormes. É aí que entra o MapSwipe, um aplicativo que qualquer um pode baixar e ajudar a identificar os aglomerados populacionais que não estão em nenhum mapa, a maioria na África, ajudando ONG’s a deslocarem suas equipes estrategicamente onde elas são mais necessárias.

O aplicativo é simples e fácil de usar. Você baixa uma área e identifica no mapa sinais de ocupação humana (casas, estradas etc). Isto é validado entre todos os usuários do aplicativo e enviado para diversas ONG’s e cartógrafos independentes que ajudam a mapear estas áreas vulneráveis que nem sabemos onde estão. E ganha pontos, sobe de nível… =)

Mais uma iniciativa bacana envolvendo ONG’s e gamificação! Baixa lá para IOS ou Android.