Gamificação para economizar água no banho

eva

Eva é um chuveiro inteligente, que está sendo financiado na plataforma coletiva do IndieGoGo e é daquelas ideias que incorporam a tecnologia em nosso dia a dia de uma forma bem discreta, quase sem a gente perceber.

A ideia é usar a tecnologia para economizar água involuntariamente e utilizar a gamificação para você economizar voluntariamente.

O chuveiro utiliza basicamente duas ações tecnológicas para economizar a água. Em uma ele fica monitorando a temperatura da água e, assim que ela atinge o limite, a água é cortada. Isto funciona muito bem se você tem uma casa que esquenta a água via boiler e que te obriga então a ligar o chuveiro e esperar a água aquecer para entrar no banho. Muitas pessoas ligam o chuveiro e se distraem com outras coisas enquanto a água fica sendo desperdiçada, mesmo com a temperatura boa já.

Utilizando uma outra tecnologia o chuveiro se utiliza de sensores de movimento que diminuem o fluxo de água quando você se afasta dele para pegar o aparelho de barbear por exemplo. Genial de tão simples.

Mas a parte que nos interessa é a gamificação: o chuveiro se conecta com o seu smartphone e monitora o quanto você economiza de água e mostra em quanto tempo esta economia vai pagar pelo próprio chuveiro e o seu lucro depois disso, claro. Um sistema de pontos e gráficos vai motivar você a ficar de olho no seu desperdício e atingir suas metas de economia. Veja o vídeo:

Eva tem como meta 50 mil dólares e está bem perto de completar, se quiser você ainda tem 4 dias para garantir o seu pagando mais 30 dólares pelo frete. =)