Inverno quente com a ajuda da gamificação

inverno

A sua empresa está participando da campanha do agasalho este ano? De que forma? Com a caixa de coleta da campanha na portaria aposto. 🙂

Motivar e engajar as pessoas no que elas já tem que fazer durante o dia não é fácil, imagine no que elas nem são obrigadas ainda.

Aqui na Opusphere a gente usa o Wannadoo (claro!) e, buscando a bondade no coração das pessoas, fizemos uma missão super simples no sistema: Inverno Quente! Quem doar mais agasalhos até 31 de agosto vai ganhar 200 pontos de experiência e mais 500 moedas para gastar no nosso shopping.

Já conto o que aconteceu, antes vamos só especular sobre qual é a motivação das pessoas quando doam seus agasalhos…

Podemos supor que essa motivação seja algo intrínseco certo? Ao doar um agasalho, você não ganha status, prêmios ou algo material. Você toma essa atitude porque tem o desejo real de ajudar alguém e busca, inconscientemente, uma sensação de realização, de dever cumprido, de fazer parte de uma missão maior. Dito de outra forma é o “Epic Win” que os gamers conhecem bem…

E a coisa toda começa a ficar interessante quando incentivamos e reconhecemos, através da gamificação, essa motivação intrínseca das pessoas. A possibilidade do jogador (ou funcionário) entrar em um loop de engajamento e continuar buscando esse sentimento de dever cumprido é muito grande. Mesmo que ele já tenha realizado o proposto, o comportamento incentivado pode virar um hábito!

Gamificar a doação de agasalho foi só um exemplo, tenho certeza que existe muito mais coisas aí na sua empresa só esperando um empurrão. E conte com o Wannadoo para isso, é grátis! =)

Ah! No nosso Inverno Quente já doamos mais de 40 peças para a campanha somente em 4 pessoas e devo dizer que eu estou em último na missão inclusive. Preciso achar umas blusas em casa…