Oficina de gamificação

© Camila Tabata
© Camila Tabata

Aconteceu nos dias 22 e 23 de maio na Unesp em Bauru, o BUG (Bauru United for Games). Um evento organizado pelos alunos de Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação com o objetivo principal de unir os desenvolvedores e apreciadores de games e divulgar a importância dessa mídia.

E o pessoal da Unesp nos convidou para dar uma oficina de gamificação que foi bem bacana! Passamos por alguns conceitos e elementos de games, gamificação, cases e fizemos um exercício nos guiando pelo Gamification Canvasmas poderia ser qualquer framework.

A proposta foi de tentarmos resolver um problema comum à todos que estavam na oficina através da gamificação. Chegamos então em uma solução bem legal para ajudar os jovens a conhecerem mais sobre as profissões e ajudá-los a decidir por um caminho antes de entrar na maratona dos vestibulares e se arrependerem depois… Espero que os alunos se unam e produzam esta ideia que tiveram para resolver um problema deles próprios.

Todo mundo tem ideias adormecidas esperando apenas um estímulo para se unirem à outras e virarem grandes soluções que na maioria das vezes, são bastante simples mas não enxergamos no quadro geral. Steven Johnson já falava isso em 2011…

As grandes inovações não podem depender da súbita inspiração de uma única pessoa. Precisamos de várias ideias expostas, se completando e se excluindo. Ideias que podem vir de qualquer lugar: alunos, crianças, executivos, empregados…

O que acha de um workshop de gamificação na sua empresa para sacudir um pouco seus funcionários?

Fale com a gente! 😉