Tecnologia

Porque a tecnologia não é resposta para tudo….

Tecnologia

Boa parte da minha carreira foi e está sendo construída em empresas de tecnologia, por isso, pode parecer estranho para alguns o meu título para esse post.

Na Opusphere estamos lançando uma nova plataforma de tecnologia para educação e treinamento – o Ludome. Há alguns meses, enquanto estávamos trabalhando para colocar o produto no mercado, nosso estagiário de programação, um promissor engenheiro de software, Fernando Menzzano, nos mandou um email durante uma de suas aulas, em tom de desespero:

“Por favor, eu preciso de um Ludome!”

Algumas pinceladas do email dele: “cada 5 minutos parecem 5 horas”, “olho pro lado e metade da sala está no Facebook, 20% dormem e os outros 30% fingem estar interessados”.

Esse cenário lhe parece estranho? Quem nunca dormiu numa sala de aula na vida põe o dedo aqui? Eu mesma dormi em várias, mas tinha uma que eu nunca, jamais, em tempo algum perdia ou me dava o direito de piscar mais lento: minha aula de português do ginásio.

Eu jamais esqueci o nome, o rosto e os ensinamentos daquela professora, que era capaz de tornar o aluno com mais dificuldade em um aluno super interessado e comprometido em se superar.

O segredo da Giselda? Uma entrega total em conquistar sua audiência, fazer diferente, em superar os obstáculos de um sistema de educação ultrapassado e unilateral. Inovadora, estava muito a frente do seu tempo. Inventava músicas, coreografias, jogos para incentivar os acertos, enfim, ela tentou de um jeito novo e deu certo, muito certo.

Quem aí é super fã de uma análise sintática? Quem quer decorar todas as conjunções adversativas, não é mesmo? Se o conteúdo não era interessante o suficiente, ela transformava a maneira de transmitir e, como mágica, estava todo mundo vidrado no quadro e nela, querendo absorver o máximo possível do que ela se esforçava tanto para passar.

E essa foi a resposta que demos para o nosso estagiário, a tecnologia vai ajudar, certamente, mas não é isso que vai garantir o sucesso de um projeto. O ingrediente mágico de qualquer iniciativa é você, o ser humano que vai produzir, conduzir, liderar, inovar, inspirar.

Do nosso lado, estamos prontos para ajudar a ter um mundo com mais Giseldas. É pra isso que a gente trabalha e é nisso que a gente acredita.

E você aí, já está pronto para mudar?