Primo ensina lógica de programação para crianças

primo

Não é de hoje que o Bill Gates diz por aí que as crianças deveriam aprender a programar e muita gente grande concorda com ele.

Vários apps já se dispuseram a ensinar a molecada mas essa iniciativa que uma grande amiga e madrinha da minha padawanzinha me passou (tks Karin!) é a melhor que eu vi até agora…

A Solid Labs colocou no Kickstarter em dezembro passado um projeto chamado Primo com um único objetivo: introduzir a linguagem e a lógica de programação nos pequeninos. Em menos de um mês o projeto alcançou 162% da meta e já está em operação algumas escolas de Londres.

O “brinquedo” tem um tabuleiro com uma sequência de comandos (queue) e um espaço para uma sequência separada (function) que pode ser encaixada a qualquer momento na sequência principal. Os comandos são simples: frente, esquerda, direita e função. A criança então tem que elaborar uma sequência para levar o simpático robozinho até sua “casa” desviando dos obstáculos no meio do caminho.

Veja o vídeo pra ficar com vontade também:

Usando arduíno, o Primo é um colírio para os pais nerds (eu no caso) e um brinquedo bem bacana pros pequenos que vivem num mundo de tablets, internet e joguinhos de computador…

O Primo já está à venda no site por 170 libras mas como é um projeto open source, prometeram liberar as instruções para montar em casa no meio do ano (primavera por lá). E quem ajudou no Kickstarter recebe as infos agora em fevereiro! Eu vou esperar e tentar montar com o filhão… quem se arrisca? =)