Sol ou chuva? Como está o clima na sua empresa?

clima

Melhorar o clima corporativo pode ser um dos grandes passos para se criar um excelente local para se trabalhar. Em primeiro lugar, você sabe o que é ?

Clima corporativo é tudo aquilo que é observado pelos colaboradores e que influencia fortemente as suas ações e a sua performance – (ref. Business Directory)

E três pontos são muito importantes a se considerar numa avaliação de clima corporativo (e se apresentam grandes dificuldades também): o que é importante medir, quando medir e como medir.

Com relação ao que é importante medir, certamente existem especificidades de cada empresa e negócio, mas vale a pena ressaltar que alguns fatores são universais, pois estão intimamente ligados aos fatores de motivação das pessoas. Desde fatores básicos, tais como remuneração e benefícios, até aqueles fatores que estão ligados a auto-estima e realização, tais como a forma com que a liderança é exercida na empresa ou ainda o incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

E quando vamos medir o clima corporativo? Quanto mais periódica for a medição, mais rapidamente consegue-se agir em cima dos resultados. Vamos fazer uma analogia com o clima real? Imaginemos que os meteorologistas coletassem a temperatura, umidade e pressão atmosférica apenas a cada cinco dias: como planejar desde a viagem do final de semana até mobilizar os serviços de segurança para situações mais intensas como um furacão? E da mesma forma acontece na nossa empresa, precisamos manter os sensores sempre calibrados e ativos dentro da empresa para termos uma boa visão de como anda a percepção dos colaboradores com relação aos quesitos avaliados.

Finalmente chegamos a forma com que a informação será coletada. Percebemos que não é interessante esperar muito tempo para coletar estas informações. Queremos ter a capacidade de identificar desde os grandes furacões até as pequenas flutuações de temperatura. Então fica evidente que precisamos ter uma forma eficiente de coleta destas informações. Questionários, escritos ou on-line atrávés de ferramentas de pesquisa, parecem não estar adequados a rapidez que se espera deste exercício. A expectativa é de se encontrar formas mais parecidas com as experiências de check-in disponíveis hoje em muitas aplicações famosas, como Foursquare e Facebook. Certamente é um desafio.

Quer algo novo? Clique aqui e veja um jeito divertido e eficiente de se avaliar o clima corporativo.