swarm

Swarm volta com a gamificação do Foursquare

SwarmO Foursquare é um dos mais clássicos exemplos de gamificação, você já deve ter visto várias vezes por aí.

Há algum tempo, eles dividiram o aplicativo em dois: mantiveram o Foursquare para avaliação de locais (concorrendo com o Trip Advisor por exemplo) e criaram o Swarm para acomodar toda a parte social que fez do aplicativo um sucesso (checkins e relacionamentos).

Ao fazer esta divisão, removeram completamente a camada de gamificação que existia e que engajava tanto seus usuários. Uma das explicações da empresa é que o “game” ficou maior do que a própria função do aplicativo. O que, em parte, é verdade: as pessoas competiam entre si, sem se importar muito em procurar locais bem avaliados pela comunidade…

Leaderboard

Mas após reclamações dos usuários eles voltaram atrás e incluíram uma gamificação bem mais modesta no Foursquare através de badges e agora voltaram com o leaderboard no Swarm. E além de saber como andam seus checkins em relação aos seus amigos, agora você ainda pode ganhar um sticker dourado se for o primeiro entre eles a fazer o checkin!

Não dá pra saber se retirar a gamificação para aplicá-la aos poucos depois tentando uma “transferência de engajamento” para o novo aplicativo foi uma estratégia da empresa, mas o que dá pra perceber é que a força que a gamificação tem no engajamento e no valor percebido pelos usuários – ao contrário que dizem – é maior do que se imagina.

Quem aí aderiu ao Swarm? =)

  • Douglas

    Incrível como a Gamificação está no nosso cotidiano, e nem percebemos, a cada dia que passa essa “febre” aumenta cada vez mais. Obrigado pelo texto.