Tratamento para ansiedade: jogue!

stress
Foto: sxc.hu

É o que sugere uma pesquisa feita divulgada este mês no Clinical Psychological Science.

A gamificação do tratamento pode ajudar na saúde mental, melhorando o comportamento para reduzir os níveis de stress em pessoas com alto grau de ansiedade.

Milhões de pessoas que sofrem de distúrbios psicológicos não conseguem buscar ou receber serviços de saúde mental. Muitos tratamentos são pesados, demorados, caros e de difícil acesso.
Dennis Tracy de Hunter College, responsável pela pesquisa

 

Fica evidente, e o próprio Dennis confirma, que é fundamental para os pesquisadores desenvolver tratamentos alternativos que sejam acessíveis, baratos e engajantes… quem pensou em gamificação aí? =)

Então bolaram um game para celular usando um princípio terapêutico chamado attention-bias modification training (ABMT), algo como “treinamento para modificar o viés de atenção”, que se baseia em ignorar um estímulo ruim/ameaçador (como uma cara de bravo) e se concentrar em um estímulo neutro ou positivo (como uma carinha feliz).

O jogo solta carinhas (felizes e bravas) que começam a passear pela tela. O objetivo do game é seguir com o dedo o rastro que a carinha deixa, obrigando o jogador a focar sua atenção nela. Fizeram duas versões: em uma somente as carinhas felizes deixavam rastros e faziam o jogador se concentrar nela; na outra o rastro era aleatório, independente da carinha.

Selecionaram 75 pacientes com alto grau de ansiedade e, após o game, essas pessoas deveriam gravar um discurso em vídeo (situação estressante) para os pesquisadores. As pessoas que jogaram por 45 minutos a versão ABMT do game diminuíram visivelmente o nível de stress ao gravar o vídeo quando comparadas às que jogaram a versão “placebo” do game. Mesmo em sessões mais curtas (25 min) notaram uma melhoria nos pacientes.

Agora eles estão estudando se sessões mais curtas ainda (10 min) – parecido com a forma como usamos nossos smartphones – trazem os mesmos benefícios, acompanhando o trabalho de parto de mamães ansiosas que se utilizaram do game durante a gestação…

Eu não sei você, mas eu já desconfiava que dá pra relaxar jogando um pouquinho… =)

via Pacific Standard